A fase do Diretório durou quatro anos e foi caracterizada pela ascensão da alta burguesia, representada pelos girondinos, ao poder. Recebeu tal nome, pois eram cinco diretores que governavam a França.
Opositores dos jacobinos, seu primeiro ato é revogar todas as medidas que eles haviam feito durante sua legislação. No entanto, a situação era delicada. Os girondinos atraíram a antipatia da população ao anular o congelamento de preços.
Vários países, como a Inglaterra e o Império Austríaco, ameaçavam novamente invadir a França a fim de conter os ideais revolucionários. Por fim, a própria nobreza e a família real no exílio buscavam organizar-se para restaurar o trono.
Diante desta situação, o Diretório recorreu ao Exército, na figura do jovem general Napoleão Bonaparte, para pacificar o país internamente e conter os ânimos dos inimigos.
Desta maneira, com apoio do próprio Diretório, Bonaparte protagonizou um golpe - o 18 Brumário - e instaurou o Consulado, um governo mais centralizado que traria paz interna ao país por alguns anos.
Resumo