A fisioterapia para os distúrbios da defecação, é uma área de atuação relativamente nova, e por isso carece de estudos randomizados, com boa qualidade metodológica e resultados a longo prazo.
Assinale a alternativa incorreta.
○ Não são considerados constipados aqueles que apresentam dois ou mais desses sintomas, no mínimo em um quarto das evacuações, por pelo menos seis meses, no último ano, não necessariamente consecutivos.
○ Uma forma padronizada internacionalmente para diagnosticar constipação funcional, baseia-se nos critérios de Roma III compostos por seis sintomas que são: menos de três evacuações por semana, esforço ao evacuar, presença de fezes endurecidas ou fragmentadas, sensação de evacuação incompleta, sensação de obstrução ou interrupção da evacuação e manobras manuais para facilitar as evacuações.
○ O tratamento fisioterapêutico nas disfunções evacuatórias mais frequentes, são: contração paradoxal do puborretal (anismo) também chamada de constipação por obstrução de saída, e a incontinência fecal.
○ A constipação crônica é um termo que representa sintomas de diferentes etiologias e fisiopatologias, com sua prevalência variando de 2% a 30% da população geral, e pode ser considerada um agente agressor do assoalho pélvico, pois devido ao esforço repetido e constante, parece promover um estiramento do nervo pudendo, que após alguns anos poderia ocasionar neuropatia do pudendo; mas isso ainda é controverso.