A fisioterapia respiratória atua especialmente em pacientes portadores de doenças pulmonares hipersecretivas, sendo capaz de promover a clearence do muco da via aérea em função do aumento do mecanismo de transporte – lembrando que o tixotropismo é uma propriedade do muco de se fluidificar quando submetido a uma agitação constante. A hipótese está na alteração na propriedade viscoelástica do muco propiciada pela manobra de higiene brônquica.
A respeito das técnicas de desobstrução brônquica, analise as seguintes afirmações:
I. As ações básicas das técnicas para remoção de secreção são: descolamento, deslocamento e eliminação.
II. Tapotagem, drenagem postural, expiração forçada, vibrocompressão, aspiração traqueal, drenagem autógena, ELTGOL e oscilação oral de alta frequência são alguns exemplos de manobras de higiene brônquica.
III. A drenagem postural não tem contraindicação, podendo ser realizada nas situações de edema pulmonar e pneumotórax extensivo, hemoptise ativa e PIC elevada.
IV. A vibrocompressão caracteriza-se por uma pressão intermitente que se executa sobre a parede do tórax durante a expiração, por meio de contrações isométricas repetidas (oscilação do fluxo) dos MMSS associadas à compressão torácica (arrastamento do muco).
Está correto o que se afirma em:
A.
I e II, apenas.
B.
III e IV, apenas.
C.
II e III, apenas.
D.
I, II e IV, apenas.
E.
I, II e III, apenas.