A formação do professor alfabetizador começa na infância, quando este irá vivenciar pela primeira vez o processo de educação escolar a partir de seu professor e de suas práticas e das interações propostas com seus colegas de classe. Essa formação continua na busca por uma qualificação no ensino superior e se mantém em processo após a formatura no interior da escola, a partir da formação continuada e das inúmeras trocas de materiais, técnicas e experiências entre os colegas docentes.
Você trabalha em uma escola do município onde reside e foi convidado para participar de um grande grupo de professores juntamente com o supervisor educacional da rede pública para realizar um diagnóstico da situação em que a escola se encontrava em termos de aprendizagem.
Reunindo-se com os demais gestores dessa instituição de ensino, chegaram ao consenso de que o processo de alfabetização, de modo geral, não era satisfatório, uma vez que a escola apresentava baixos índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), na sua última aplicação no município. Dessa forma, será preciso planejar uma forma para que a situação possa ser melhorada.
O que você faria para que a alfabetização na escola pudesse melhorar seus índices? Apresente algumas ideias que poderiam dar resultados junto aos professores alfabetizadores.