Download the Guru IA app
Android and iOS

Rosiclaudia
A) I, II e IV. B) I e III. C) I e IV. D) I, III e IV. E) II ...
A) I, II e IV.
B) I e III.
C) I e IV.
D) I, III e IV.
E) II e III.
A) I, II e IV. B) I e III. C) I e IV. D) I, III e IV. E) II e III.
course.content.assessment.attempt.menu Teste
Atividade de Sistematização – Unidade II Atividade de Sistematização – Unidade II 1 de 4 questões restantes Conteúdo do teste Pergunta 1 Pergunta 1 0,25 Pontos Pergunta 1 Leia o excerto a seguir:
"Essa interação profissional-usuário por meio do acolhimento e escuta ativa demonstrou que a assistência em saúde, além de realizar procedimentos técnicos e utilizar recursos de alta tecnologia, tem o desafio de diminuir a distância entre o profissional e o paciente na perspectiva de tornar a assistência de saúde integral e humanizada". OLIVEIRA, M. J. S. et. al. A escuta ativa como estratégia de humanização da assistência em saúde. Canoas, v. 6, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/4732. Acesso em: 26/02/2019.
Os relacionamentos interpessoais têm como base a comunicação e uma das possibilidades de melhorar a qualidade dessas relações é o aperfeiçoamento da capacidade de saber ouvir. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da comunicação entre o profissional da saúde e o paciente, pode-se afirmar que a escuta ativa é praticada pelo profissional a partir de ações como:
deixar o paciente falar coisas de seu interesse e busca por imposição das condições do tratamento.
demonstração de interesse pelo que o paciente está dizendo e busca por compreensão dialética das informações.
demonstração do sentimento de pena ao paciente e tentativas de alegrá-lo frente a sua condição de saúde.
transmissão de informações técnicas e praticar o silêncio para o paciente assimilar as informações de maneira autônoma.
transmissão de informações curtas e diretas, sem espaço para compartilhamento das preocupações e expectativas.
Pergunta 2 Pergunta 2 0,25 Pontos Pergunta 2 Leia o trecho a seguir:
"A comunicação não é simplesmente uma troca de mensagens [...], mas é uma ação que deve ser planejada e individualizada, não sendo realizada somente por impulsos e de forma intuitiva. Há diversos guias e técnicas que podem ser utilizados para tornar terapêutica essa comunicação". PONTES, Alexandra Carvalho; LEITAO, Ilse Maria Tigre Arruda; RAMOS, Islane Costa. Comunicação terapêutica em Enfermagem: instrumento essencial do cuidado. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 61, n. 3, jun. 2008 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000300006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26/02/2019.
A comunicação terapêutica é um tipo específico de comunicação interpessoal muito utilizada no campo da saúde. Para a prática desta comunicação existem três estratégias didáticas: a expressão, a clarificação e a validação. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise a definição de cada grupo de estratégias disponível a seguir e associe-as com suas respectivas possibilidades de ação.
Coluna A
Coluna B
1 - Expressão
( ) - Solicitar que o paciente descreva os eventos em uma sequência lógica.
2 - Clarificação
( ) - Repetir a mensagem do paciente.
3 - Validação
( ) - Ouvir reflexivamente.
( ) - Solicitar ao paciente para sintetizar o conteúdo.
( ) - Usar terapeuticamente o silêncio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1, 2, 1, 3, 2.
3, 1, 2, 2, 3.
3, 3, 2, 1, 2.
2, 1, 3, 3, 1.
2, 3, 1, 3, 1.
Pergunta 3 Pergunta 3 0,25 Pontos Pergunta 3 Leia o trecho a seguir:
"Não fiquemos limitados apenas à existência de um emissor e receptor. É um processo interativo que envolve sentimentos e do qual se espera que existam mudanças nas pessoas envolvidas. Torna-se claro que uma efetiva comunicação terapêutica com o utente funciona como uma ferramenta útil, no sentido de promover uma melhor adesão ao tratamento e otimizar os cuidados." CAMPOS, C. A comunicação terapêutica enquanto ferramenta profissional nos cuidados de enfermagem. Psilogos, [s.l.], v. 15, n. 1, jun. 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/psilogos/article/view/9725. Acesso em: 12/04/2019.
A comunicação terapêutica requer do profissional um conjunto de habilidades e técnicas de comunicação, tanto verbal quanto não-verbal. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A comunicação terapêutica visa a obtenção de ganhos terapêuticos. Porque: II. O paciente recebe apoio e informação para a lidar com os momentos de tensão, favorecendo seu sentimento de confiança e autoestima.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 4 Pergunta 4 0,25 Pontos Pergunta 4 Leia o trecho a seguir:
"As profissões da saúde passam atualmente pelo processo de reorientação da formação acadêmica em busca de um perfil de egresso mais capacitado a uma assistência humanizada, de alta qualidade e resolutividade. Neste contexto, um desafio central e comum a todas as profissões da saúde envolve a formação ética de seus estudantes". Fonte: FINKLER, Mirelle; CAETANO, João Carlos; RAMOS, Flávia Regina Souza. Ética e valores na formação profissional em saúde: um estudo de caso. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 10, out. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001000028. Acesso em: 12/04/2019.
A partir da leitura do trecho acima, é possível inferir que o profissional da saúde passa, ou deve passar, por formação ética. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir:
I - Esclarecer os procedimentos realizados para o paciente.
II - Avisar imediatamente o paciente sobre diagnóstico possivelmente equivocado emitido por outro profissional da sua equipe.
III - Atuar para promoção e prevenção da saúde, respeitando condição do outro em seu sofrimento.
IV - Manter registros e relatórios dos pacientes atualizados e admitir os limites de intervenção técnica.
Está correto apenas o que se afirma em: