A Instrução Normativa nº 161 de 2022 estabelece os padrões microbiológicos para alimentos e representa uma ferramenta necessária para a segurança dos alimentos. Com base nos valores de referência, podemos avaliar se o alimento está isento de contaminantes, apresenta riscos relacionados a um armazenamento, manipulação ou processamento inadequado ou se está contaminado.
Com base no exposto, observe o quadro a seguir, que expressa o resultado de uma análise microbiológica realizada em um creme de leite pasteurizado:
Microrganismo pesquisado
Referência (IN 161/2022)
Salmonella/25g
Ausência
Ausência
Estafilococos coagulase positiva/g
10 - 10²
1 x 10
Escherichia coli/g
10 - 10²
1 x 10
Bolores e Leveduras/g
103 - 104
1x 10²
Quadro 1 - análise microbiológica e parâmetros de referência baseados na IN nº 161, 2022.
Fonte: elaborado pela autora (2024) com base na IN nº 161, 2022 *Dados fictícios
Ao interpretar o resultado e compará-los com os padrões microbiológicos referidos pela IN nº 161/2022, podemos inferir que:
Questão 9Escolha uma opção:
a.
O alimento encontra-se livre de contaminação de origem química pois não há evidências da análise e quantificação de toxinas e substâncias tóxicas.
b.
O alimento está contaminado e certamente haveria repulsa do consumidor à ingestão, tendo em vista que os microrganismos que foram detectados no resultado são deteriorantes.
c.
O alimento encontra-se livre de contaminação de origem biológica e foi elaborado sob condições adequadas de manipulação.
d.
O alimento está contaminado pela presença de Estafilococos, Escherichia e Bolores e leveduras.
e.
O alimento encontra-se livre de contaminação de origem biológica, porém foi elaborado sob condições que o expuseram à contaminação podendo representar riscos à ingestão.