A linfonodomegalia pode se manifestar por diversas causas, de forma localizada ou generalizada. Sabendo que a conjuntivite bacteriana ou viral decorre de uma linfonodomegalia localizada, aponte a alternativa incorreta que corresponde à abordagem terapêutica para essa condição.
No tratamento das conjuntivites virais, a recomendação de uso de medicamentos antivirais é útil e indicada, assim como o de antibióticos tópicos, pois protegem contra infecções secundárias.
A abordagem terapêutica indicada para tratamento da conjuntivite bacteriana deve seguir o uso de colírio de antibióticos: Tobramicina ou Ciprofloxacino, 1 gota, de 4/4h, por 7 dias, associado a tratamento sintomático, se houver necessidade de instituição deste.
Para a conjuntivite bacteriana, o uso de antibióticos tópicos é eficaz, uma vez que estes atuam na redução da duração dos sintomas apresentados.
Não existem tratamentos/medicamentos específicos para as conjuntivites virais, logo, o tratamento sintomático com colírios lubrificantes e compressa com água fria pode ser indicado para aliviar os sintomas.