A linguagem Python oferece maneiras bastante particulares de lidar com vetores de dados, possibilitando ao programador uma gama de maneiras distintas de realizar ações e funções em seus algoritmos. Diferentemente de outras linguagens, vetores em Python são chamados de "listas". Uma lista é um conjunto linear de valores indexados por um número inteiro. Os índices são iniciados em zero e atribuídos sequencialmente a partir deste. A lista pode conter quaisquer valores, incluindo valores de tipos mistos, até outras listas. Para criar uma lista, usamos colchetes e vírgulas para enumerar os valores.
Assim, considerando que vetores em Python são listas de dados, é possível ainda atribuir uma lista a outra lista, além de realizar o cruzamento e a agregação de listas, formando assim, matrizes de dados.
REIS, Christian Robottom. Python na prática: um curso objetivo de programação em Python. Disponível em: http://www.gwydion.com/~cprov/files/pnp.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020 (adaptado).
Diante do exposto, analise o trecho de código a seguir.
def main():
a = [0, 1, 2, 3, 4]
b = a
b[1] = 10
main()
A respeito do trecho de código apresentado, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O vetor a[] está sendo invocado como um objeto pelo elemento b, que passou a assumir o papel de lista, o que significa que valores atribuídos à estrutura b serão atribuídos ao vetor a[] a partir deste ponto do código.
PORQUE
II. Um recurso disponível em Python é o alias, que cria um "apelido" para uma lista (vetor) fazendo com que um elemento possa ser utilizado para manipular outros, como ocorreu no trecho apontado, em que a posição 1 do vetor a[] recebeu o valor 10 atribuído em b[].
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.