A lixiviação é um processo indesejado de “lavagem” do solo, em que os nutrientes e outros elementos químicos são transportados para profundidades além daquelas ocupadas pelas raízes das plantas, podendo trazer prejuízos econômicos e ambientais para o agricultor. O processo de lixiviação ocorre quando os nutrientes presentes na solução do solo são movimentados verticalmente no perfil do solo, principalmente, pelo escoamento das águas superficiais. No caso dos nutrientes catiônicos como o potássio, ainda é necessário que eles estejam na companhia de ânions solúveis, como cloro e nitrato, para serem lixiviados.Fonte: adaptado de: Lixiviação de nutrientes: por que o potássio possui o maior risco de perdas? Blog Verde. Disponível em: https://blog.verde.ag/pt/nutricao-de-plantas/lixiviacao-de-nutrientes-por-que-o-potassio-possui-o-maior-risco-de-perdas/. Acesso em: 18 jun. 2024.Com base no exposto, analise as afirmativas sobre a lixiviação de potássio no solo: I. A calagem é um tipo de manejo para a redução da lixiviação de potássio no solo, pois essa prática aumenta a CTC do solo.
II. A aplicação de fertilizantes potássicos em dias muito chuvosos deve ser evitada, pois é um tipo de manejo para a redução da lixiviação de potássio no solo.
III. As práticas que promovem o incremento de matéria orgânica do solo são um tipo de manejo para a redução da lixiviação de potássio no solo, pois aumentam a CTC do solo.
IV. A aplicação de fertilizantes potássicos em dose única é um tipo de manejo adequado para a redução da lixiviação de potássio no solo, pois minimiza a lixiviação de potássio do solo.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, II, III e IV.
D) I, apenas.
E) II e IV, apenas.