A malária é causada por parasitas do gênero Plasmodium, sendo a forma de transmissão mais frequente a picada de mosquitos do gênero Anopheles, infectado com o parasita que transmitem o agente etiológico na forma de esporozoíta, por meio de sua saliva. Sobre a malária, analise as afirmativas a seguir:
Sobre essas afirmações, está correto o que é dito em:
Escolha uma opção:
Quatro são as espécies do Plasmodium que causam a doença: P. vivax, P. falciparum, P. malariae e P. ovale. O P. ovale é a espécie mais incidente no Brasil, principalmente, na região amazônica, seguida do P. falciparum, enquanto o P. vivax ocorre apenas no continente africano.
A malária pulmonar caracteriza-se pelo quadro clínico de síndrome do desconforto respiratório do adulto (SARA), consequente ao aumento da permeabilidade capilar no interstício pulmonar, que resulta em edema alveolar e disfunção respiratória.
O tratamento tem como objetivo: a) interrupção da esquizogonia sanguínea, responsável pela patogenia e manifestações clínicas da infecção; b) destruição de formas latentes do parasito no ciclo tecidual (hipnozoítos) das espécies P .vivax e P. ovale, evitando assim as recaídas tardias; c) interrupção da transmissão do parasito, pelo uso de drogas que impedem o desenvolvimento de formas sexuadas dos parasitos (gametócitos).
O diagnóstico diferencial pode ser feito com outras síndromes febris