Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
A maldade do ser humano não tem limites, a bíblia diz claram...
A maldade do ser humano não tem limites, a bíblia diz claramente : A tendência do coração humano é má.
Fazer o bem é como remar contra a corrente — exige esforço.
Mas nós também fomos dotados de uma consciência. Esse senso inato do que é certo e do que é errado influencia a maioria de nós a agir dentro dos limites da decência humana. Por esse motivo, até aqueles sem nenhum treinamento moral podem ser conhecidos por sua bondade. (Romanos 2:14, 15) Mas, como dito antes, nossa inclinação para o mal pode causar um conflito dentro de nós. O que mais pode nos influenciar nessa luta entre o bem e o mal?
Ambiente contaminado !!!!
O camaleão muda de cor para se ajustar ao ambiente. De modo similar, pessoas que andam com criminosos têm maior probabilidade de adquirir características criminosas. A Bíblia alerta : “Não deves acompanhar a multidão para maus objetivos.” (Êxodo 23:2) Por outro lado, andar com pessoas honestas, justas e decentes nos influencia para o bem. —Provérbios 13:20.
Mas não podemos achar que estamos protegidos da influência do mal só por não nos associar com pessoas que fazem coisas erradas. Por causa da imperfeição, o mal talvez fique alojado em nossa mente, esperando uma oportunidade para entrar em ação. (Gênesis 4:7) Além disso, o mal pode entrar na nossa casa por meio da mídia. Video games, programas de televisão e filmes costumam exaltar a violência e atos de vingança. Mesmo doses regulares de notícias locais ou internacionais podem nos insensibilizar diante da angústia e do sofrimento humano.
Qual é a origem desse ambiente contaminado? A Bíblia responde: “O mundo inteiro está sob o poder do Maligno.” (1ª João 5:19) Esse “Maligno” é Satanás, o Diabo, descrito nas Escrituras como mentiroso e homicida. (João 8:44) Ele usa seu mundo para propagar o mal.
Com todos esses fatores moldando as atitudes e as ações das pessoas, algumas talvez achem que não devem ser responsabilizadas por suas más ações. Mas será que isso está certo? Assim como o volante controla a direção de um carro e o leme controla a direção de um navio, a mente controla o corpo.
Ser bom ou mau — a escolha é sua
Toda ação deliberada, boa ou má, é precedida de um pensamento. Cultivar pensamentos positivos e virtuosos produz bons frutos. Mas, se permitir que sementes do egoísmo cresçam na mente, o resultado será uma grande safra de maldade. *(Lucas 6:43-45; Tiago 1:14, 15) Assim, pode-se dizer que o homem é bom ou mau por escolha própria.
Felizmente, a Bíblia diz que a bondade pode ser aprendida. "(Isaías 1:16, 17) O amor é a força que nos motiva a fazer o bem, visto que “quem ama os outros não faz mal a eles”. (Romanos 13:10).
A maldade do ser humano não tem limites, a bíblia diz claramente : A tendência do coração humano é má. Fazer o bem é como remar contra a corrente — exige esforço. Mas nós também fomos dotados de uma consciência. Esse senso inato do que é certo e do que é errado influencia a maioria de nós a agir dentro dos limites da decência humana. Por esse motivo, até aqueles sem nenhum treinamento moral podem ser conhecidos por sua bondade. (Romanos 2:14, 15) Mas, como dito antes, nossa inclinação para o mal pode causar um conflito dentro de nós. O que mais pode nos influenciar nessa luta entre o bem e o mal? Ambiente contaminado !!!! O camaleão muda de cor para se ajustar ao ambiente. De modo similar, pessoas que andam com criminosos têm maior probabilidade de adquirir características criminosas. A Bíblia alerta : “Não deves acompanhar a multidão para maus objetivos.” (Êxodo 23:2) Por outro lado, andar com pessoas honestas, justas e decentes nos influencia para o bem. —Provérbios 13:20. Mas não podemos achar que estamos protegidos da influência do mal só por não nos associar com pessoas que fazem coisas erradas. Por causa da imperfeição, o mal talvez fique alojado em nossa mente, esperando uma oportunidade para entrar em ação. (Gênesis 4:7) Além disso, o mal pode entrar na nossa casa por meio da mídia. Video games, programas de televisão e filmes costumam exaltar a violência e atos de vingança. Mesmo doses regulares de notícias locais ou internacionais podem nos insensibilizar diante da angústia e do sofrimento humano. Qual é a origem desse ambiente contaminado? A Bíblia responde: “O mundo inteiro está sob o poder do Maligno.” (1ª João 5:19) Esse “Maligno” é Satanás, o Diabo, descrito nas Escrituras como mentiroso e homicida. (João 8:44) Ele usa seu mundo para propagar o mal. Com todos esses fatores moldando as atitudes e as ações das pessoas, algumas talvez achem que não devem ser responsabilizadas por suas más ações. Mas será que isso está certo? Assim como o volante controla a direção de um carro e o leme controla a direção de um navio, a mente controla o corpo. Ser bom ou mau — a escolha é sua Toda ação deliberada, boa ou má, é precedida de um pensamento. Cultivar pensamentos positivos e virtuosos produz bons frutos. Mas, se permitir que sementes do egoísmo cresçam na mente, o resultado será uma grande safra de maldade. *(Lucas 6:43-45; Tiago 1:14, 15) Assim, pode-se dizer que o homem é bom ou mau por escolha própria. Felizmente, a Bíblia diz que a bondade pode ser aprendida. "(Isaías 1:16, 17) O amor é a força que nos motiva a fazer o bem, visto que “quem ama os outros não faz mal a eles”. (Romanos 13:10).