Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Lorrane

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais07/08/2024

) A metodologia de Assistência Técnica e Gerencial associa a...

) A metodologia de Assistência Técnica e Gerencial associa a assistência técnica à consultoria gerencial. Olhar além da questão produtiva e das técnicas de produção possibilita a tomada de decisões mais conscientes, capazes de gerar melhores resultados econômicos. Nos conceitos descritos a seguir, marque a afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F) em relação à consultoria.

( ) É um serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização de produtos agropecuários e não agropecuários. ( ) É um trabalho dirigido a um grupo específico de produtores, com objetivos e atividades comuns a todos os participantes. ( ) É a atividade profissional de transferência de conhecimentos contratada para a formulação de diagnósticos ou de soluções para as necessidades específicas dos clientes, não se alinhando com ações assistencialistas. ( ) A consultoria é um serviço destinado não somente a empresas com dificuldades em uma ou mais áreas e processos, mas pode ter também o propósito de melhorar o que já e bom nessas áreas e nos processos de gestão do meio rural. ( ) É a prestação de um serviço específico de atividades agroextrativistas, florestais e artesanais, realizado por especialistas do setor agropecuário, em áreas de negócio vinculadas ao meio rural.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

V, V, F, F, V F, V, F, V, F F, F, V, F, V F, F, V, V, F V, F, V, F, V 7) (0,5 ponto) Na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial, cada agente envolvido tem direitos, deveres e atribuições. Com base no conteúdo estudado, assinale a alternativa que contém apenas atribuições do Técnico de Campo:

Transmitir a metodologia com clareza e objetividade, realizar visita mensal a cada produtor atendido, definir o planejamento de cada propriedade com o responsável pela atividade, já que os demais não têm poder de decisão, orientar os produtores para que atinjam resultados econômicos satisfatórios e com sustentabilidade, promovendo o aprendizado de técnicas gerenciais e usar linguagem adequada, que permita a compreensão de todos. Transmitir a metodologia com clareza e objetividade, realizar visita semanal a cada produtor atendido, definir o planejamento de cada propriedade em conjunto com o produtor rural, orientar os produtores para que atinjam resultados econômicos satisfatórios e com sustentabilidade, promovendo o aprendizado de técnicas gerenciais, usar linguagem adequada que todos compreendam e planejar a supervisão com objetivos e estratégias bem definidos. Transmitir a metodologia com clareza e objetividade, realizar visita mensal a cada produtor atendido, definir o planejamento de cada propriedade em conjunto com o produtor rural e com os demais envolvidos na atividade, orientar os produtores para que atinjam resultados econômicos satisfatórios e com sustentabilidade, promovendo o aprendizado de técnicas gerenciais, usar linguagem adequada, que permita a compreensão de todos, elaborar o relatório, as recomendações e e-mails com clareza. Transmitir a metodologia com clareza e objetividade, realizar visita mensal a cada produtor atendido, definir o planejamento de cada propriedade em conjunto com o produtor rural, orientar os produtores para que alcancem resultados econômicos satisfatórios e com sustentabilidade, promovendo o aprendizado de técnicas gerenciais, usar termos técnicos para mostrar que tem domínio do assunto. Transmitir a metodologia com clareza e objetividade, realizar visita semanal a cada produtor atendido, definir o planejamento de cada propriedade, orientar os produtores para que atinjam resultados produtivos satisfatórios e com sustentabilidade, promovendo o aprendizado de técnicas gerenciais, usar linguagem adequada, que torne possível a compreensão de todos e, caso surja algum problema, acionar a coordenação regional, onde está alocado seu supervisor. 8) (0,5 ponto) Os métodos e técnicas de difusão de tecnologias se dividem basicamente em três categorias. São algumas características dessas categorias:

I Permitir um contato mais próximo com as pessoas, oportunizando a conversa entre indivíduos e um relacionamento mais estreito. II Reduzir a possibilidade de uma conversa de indivíduo para indivíduo, uma vez que técnico e público não se encontram frente a frente. III Possibilitar um intercâmbio comunicativo e requerer a presença do técnico entre o público.

Pelas características descritas nos itens acima, aponte a alternativa abaixo que contempla, na ordem correta, as categorias correspondentes a cada item:

Métodos grupais - métodos de massa - métodos individuais Métodos individuais - métodos de massa - métodos grupais Métodos individuais - métodos grupais - métodos de massa Métodos de massa - métodos grupais - métodos individuais Métodos de massa - métodos individuais - métodos grupais 9) (1,25 ponto) No conteúdo do módulo 1, vimos que o Técnico de Campo é o principal responsável pelo sucesso ou pelo insucesso de um projeto de assistência técnica, e que exerce um papel de liderança junto ao produtor. Ficou claro também que essa liderança está baseada em fontes de poder, sendo elas pessoal ou contextual. Com base no exposto no conteúdo, escolha a alternativa correta, que corresponda às fontes de poder e às suas subdivisões, bem como a forma de utilização preconizada na metodologia.

O poder pessoal se subdivide em poder pelo conhecimento, conexão e competência interpessoal. O poder contextual ou funcional se subdivide em poder pela recompensa, coerção e posição. O que garante uma liderança mais eficiente e eficaz e, por consequência, melhores resultados, é o uso do poder da posição em quase todo o tempo, até mesmo porque, se o técnico não se impuser, acaba não sendo respeitado. O poder pessoal se subdivide em poder pelo conhecimento, conexão e competência interpessoal. O poder contextual ou funcional se subdivide em poder pela recompensa, coerção e posição. O que garante uma liderança mais eficiente e eficaz e, por consequência, melhores resultados, é o uso equilibrado das fontes de poder. A maior parte do tempo é interessante utilizar o poder pessoal conferido pelo conhecimento, pela conexão ou pela competência interpessoal. Porém, em alguns momentos, é necessário usar o poder da posição, da recompensa e até mesmo da coerção em situações mais extremas. O poder pessoal se subdivide em poder pelo conhecimento, recompensa e competência interpessoal. O poder contextual ou funcional se subdivide em poder pela recompensa, coerção e conexão. O que garante uma liderança mais eficiente e eficaz e, por consequência, melhores resultados, é o uso equilibrado das fontes de poder. A maior parte do tempo é interessante utilizar o poder pessoal conferido pelo conhecimento, pela conexão ou pela competência interpessoal. Porém, em alguns momentos, é necessário usar o poder da posição, da recompensa e até mesmo da coerção em situações mais extremas. O poder pessoal se subdivide em poder pelo conhecimento, conexão e competência interpessoal. O poder contextual ou funcional se subdivide em poder pela recompensa, coerção e imposição. O que garante uma liderança mais eficiente e eficaz e, por consequência, melhores resultados, é o uso equilibrado das fontes de poder. A maior parte do tempo é interessante utilizar o poder pessoal conferido pelo conhecimento, pela conexão ou pela competência interpessoal. Porém, em alguns momentos, é necessário usar o poder da posição, da recompensa e até mesmo da coerção em situações mais extremas. O poder pessoal se subdivide em poder pelo conhecimento, conexão e competência interpessoal. O poder contextual ou funcional se subdivide em poder pela recompensa, coerção e posição. O que garante uma liderança mais eficiente e eficaz e, por consequência, melhores resultados, é o uso do poder pessoal por todo o tempo. Se utilizado o poder contextual, os produtores se sentirão diminuídos e desrespeitados. 10) (0,5 ponto) Conforme o conteúdo estudado, a Lei no 12.188/2010, denominada Nova Lei da Assistência Técnica e Extensão Rural, apresentou o novo conceito de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), descrevendo as suas atribuições e competências. Selecione a alternativa que indique corretamente o que mais essa lei instituiu:

Estabeleceu a criação do Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sibrater). Instituiu a política agrícola de incentivo à adoção de novas tecnologias e à produção em larga escala, visando à exportação. Instituiu a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pronater). Definiu a forma como os produtores rurais que vivem em áreas de assentamentos devem ser atendidos pelas ações de Ater. Estabeleceu que apenas as entidades e os órgãos públicos estão aptos a realizar ações de assistência técnica e extensão rural, para que haja um controle efetivo sobre o que acontece no meio rural.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros