A obra de 1939 de Antônio Carneiro Leão é uma das primeiras publicações relevantes sobre a administração escolar no Brasil. Sobre o pensamento do autor, assinale a alternativa correta.
Para Leão, o diretor defende a política de educação estabelecida, interpreta-a, realiza-a em sua esfera com inteligência e lealdade e sua ação se limita à administração, pois ela está fora do escopo de orientação ou de cooperação como o orientador.
É o professor o coordenador de todas as peças da máquina que dirige, o líder de seus companheiros de trabalho, o galvanizador de uma comunhão de esforços e de ações em prol da obra educacional da comunidade.
O pensamento de Leão reflete a visão de escola moderna, ligada à educação integral e transformada, indo totalmente contra a visão de tradicional do período.
A caracterização realizada pelo autor gira em torno do papel do diretor escolar como um garantidor das normas legais sobre a educação brasileira e o responsável pela manutenção da ordem.
Para Leão, o diretor é visto como um educador e não como um administrador da escola, enquanto instituição, sendo ligado somente aos aspectos da aprendizagem.