A obra de Florestan Fernandes, dentro da produção acadêmica do Brasil, é aquela que apresenta maior leque de diversificações. Desde as contribuições teóricas propriamente ditas, às discussões na área da etnografia e etnologia, do folclore, do problema educacional, da sociologia do desenvolvimento, e, especialmente, das relações interétnicas no Brasil.
A preocupação de Florestan Fernandes com a dimensão política para o problema étnico, especialmente as relações negro e branco é que o coloca num nível radical na solução do mesmo. Ele não aceitava as teses tradicionais segundo as quais a solução desse problema estava embutido apenas no problema das classes sociais. Acreditava que o problema era mais abrangente, complexo e profundo.
Tomando como base esse trecho, analise as afirmativas a seguir:
I - Fernandes enaltece o mito da democracia racial por enxergar que a sociedade brasileira era diferente das outras sociedades, é menos preconceituosa, aberta à miscigenação de raças e culturas.
II - A fotografia social proposta por Fernandes em sua obra traz o bloqueio da concentração racial de renda, do prestígio social e da liberdade e igualdade, mesmo com a liberdade e igualdade dos direitos, a partir da sua abolição.
III - A contradição é um aspecto presente na obra de Fernandes ao mostrar que ao mesmo tempo em que o reconhecimento formal de direitos dos negros passa a ser uma arma de combate ao racismo, contraditoriamente, também serve como fator ideológico para justificar a sua reprodução.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II, apenas.
b.
I, apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
II e III, apenas.