A obra Urutu de Tarsila do Amaral - também conhecida como O ovo - é cheia de simbolismos. Apresenta uma cobra, que é um animal bastante temido e que possui a capacidade de deglutição. Há também um enorme ovo, significando o nascimento de uma ideia que simboliza um projeto novo.
Urutu - O Ovo (1928)
A tela foi feita em 1928. Esses símbolos relacionam-se diretamente com o movimento modernista que estava nascendo no país, especialmente com a fase antropofágica. Tal fase propunha "ingerir" as ideias das vanguardas artísticas que ocorriam na Europa e transformá-las em uma nova arte preocupada com a cultura nacional. Pintada em tinta a óleo, mede 60 x 72 cm e integra o acervo da Coleção Gilberto Chateaubriand, no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro.
(Disponível em: https://www.todamateria.com.br/obras-tarsila-do-amaral/)
É possível considerar a obra de Tarsila como uma metáfora para a análise da inovação no mercado global? Analise as afirmações:
I- Assim como o ovo representa vida e nascimento, a capacidade de gerar inovações bem sucedidas é um fator importante para a sobrevivência, crescimento e longevidade de uma organização.
II- A serpente representa o desafio da inovação no Brasil uma vez que abrir um novo empreendimento é mais difícil que fazê-lo prosperar.
III- A obra de Tarsila pode ser equiparada ao lema “inovar ou morrer” quando referimos à chamada “mortalidade infantil” em que cerca de metade das empresas brasileiras sequer comemora seu primeiro ano de vida.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
Apenas a afirmação I está correta.