A palavra concreto vem do termo em latim concretus, que significa crescer. Sua resistência depende do volume dos produtos de hidratação do cimento que continua a se formar por vários anos, resultando em gradual aumento da resistência. Essa propriedade normalmente é considerada como a mais importante, embora, em muitas situações práticas, outras características, como durabilidade, impermeabilidade e estabilidade de volume podem ter um peso mais importantes. No entanto, a resistência normalmente é uma ideia geral da qualidade do concreto, por estar diretamente ligada à estrutura da pasta de cimento. Por ser um material composto, muitas das características do concreto não seguem as regras da mistura.
O concreto é um material composto, entretanto, muitas de suas características não seguem as regras das misturas. Um exemplo disso, é que sob certas condições, a pasta de cimento hidratada, se separadamente testados, apresentarão comportamento elástico, enquanto que o concreto em si apresenta comportamentos elásticos antes de romper. Além disso, a resistência do concreto normalmente é muito menor que a resistência individual dos dois componentes. Essas anomalias de comportamento do concreto podem ser explicadas com base na sua microestrutura, especialmente pelo importante papel da zona de transição na interface entre agregado graúdo e pasta de cimento (MEHTA; MONTEIRO, 2008).
MEHTA, P. Kumar; MONTEIRO, Paulo J.M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. Tradução: Cristina Borba. 1ª ed. São Paulo: IBRAACON, 2008.674p.
Com base no texto acima e no conteúdo "visita" na unidade, julgue as afirmativas abaixo sobre a resistência à compressão do concreto e assinale a alternativa correta.
I. A resistência característica à compressão (fck) pode ser considerada o parâmetro principal no processo de dosagem e controle de qualidade dos concretos.
II. Ocorre uma relação entre resistência e durabilidade quando baixa resistência está associada com alta permeabilidade.
III. O concreto pode ser classificado de baixa, média e alta resistência com relação à sua resistência à compressão aos 28 dias.
IV. A resistência à tração do concreto relaciona-se com a tensão mínima necessária suportada pelo material antes da sua ruptura.