A partir da análise das estruturas químicas acima representadas e com base nos conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta:
-
o metabólito ativo apresenta como vantagem sobre a lovastatina a ausência de centros de quiralidade, eliminando assim, a preocupação com a potencial atividade biológica distinta entre enantiómeros.
-
lovastatina possui um coeficiente de partição baixo, graças à presença de grupos predominantemente polares na sua estrutura, como os ésteres, o que torna a molécula mais lipofílica.
-
o metabólito ativo deverá realizar interações intermoleculares mais fracas com a HMG-CoA redutase do que a lovastatina, graças à predominância na sua estrutura de grupos apolares, como as cadeias de hidrogênio.
O metabólito ativo apresenta como vantagem sobre a lovastatina a ausência de centros de quiralidade, eliminando assim, a preocupação com a potencial atividade biológica distinta entre enantiômeros.
A lovastatina possui um coeficiente de partição baixo, graças a presença de grupos predominantemente polares na sua estrutura, como os ésteres, o que torna a molécula mais lipofílica.
O metabólito ativo deverá realizar interações intermoleculares mais fracas com a HMG-Coa redutase do que a lovastatina, graças a predominância na sua estrutura de grupos apolares, como as cadeias de hidrocarbonetos.
O metabólito ativo possui caráter ácido, graças a presença do grupo ácido carboxílico na sua estrutura, assim essa substância apresenta uma boa biodisponibilidade oral, sendo bem absorvida no intestino.
A lovastatina é um pró-fármaco, cuja presença de grupos neutros não ionizáveis na estrutura química favorece a sua biodisponibilidade oral e, uma vez in vivo, a substância é hidrolisada para formar a forma ativa.