A PCR (Reação em cadeia da polimerase) consiste na síntese enzimática de fragmentos de DNA, em laboratório. O DNA é obtido de uma célula doadora, extraído e tratado com enzimas de restrição. Os fragmentos de DNA gerados pelos endonucleases são então utilizados na reação de PCR. Analise as afirmativas a seguir:
I - A PCR é uma técnica que ocorre nas seguintes etapas sequenciais: desnaturação, anelamento e polimerização.
II - A desnaturação consiste na separação das duplas fitas dos fragmentos de DNA parental utilizando baixas temperaturas.
III - Na etapa de anelamento, a temperatura é elevada para cerca de 90°C (temperatura ideal para que ocorra o anelamento dos primers) e dois oligonucleotídeos iniciadores são adicionados à reação.
IV - Os oligonucleotídeos são denominados primers e são complementares a sequências de DNA de cada uma das fitas parentais, ligando-se a elas por meio da complementaridade de bases.
V - O equipamento no qual a PCR é realizada chama-se termociclador, pois ele tem a capacidade de realizar os ciclos de variação de temperatura necessários para as etapas de desnaturação e anelamento.