A pneumonia adquirida no hospital ou em outro ambiente de assistência à saúde é, em geral, mais grave do que a pneumonia adquirida na comunidade, porque os organismos infectantes tendem a ser mais agressivos. Também é menos provável que respondam a antibióticos (chamado resistência) e são, portanto, mais difíceis de tratar. Além disso, as pessoas em hospitais e asilos que frequentam ambientes médicos tendem a sofrer de mais doenças, mesmo sem a pneumonia, do que aquelas que vivem na comunidade, o que as deixa com menos defesas para lutar contra as infecções.
SETHI, Sanjay. Pneumonia adquirida no hospital e pneumonia associada à assistência médica. Manual MSD, 2019. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/pneumonia/pneumonia-adquirida-em-hospital. Acesso em: 02 abr. 2019.
Considerando as causas de pneumonia hospitalar, analise as afirmações a seguir.
I. As pessoas hospitalizadas e gravemente doentes, especialmente as que precisam de ajuda de uma máquina de respiração (ventilador mecânico) para respirar, correm maior risco de contrair pneumonia.
II. Os microrganismos que normalmente não causam pneumonia em pessoas saudáveis podem causar pneumonia em pessoas que estão hospitalizadas ou debilitadas. Os microrganismos mais prováveis dependem de quais são predominantes no hospital e, algumas vezes, de outras doenças que a pessoa tem.
III. A pneumonia adquirida no hospital é mais provável que seja causada pelo Staphylococcus aureus ou por Pseudomonas aeruginosa e outras bactérias gram-negativas que residem, normalmente, no sistema circulatório.
É correto o que se afirma em
A I, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III.
E I e II, apenas.