A principal característica das pontes pênseis é sua sustentação por meio de pendurais apoiados em cabos de aço ou barras articuladas, estendidos em curva, apoiados sobre torres e ancorados nas extremidades em rochas ou blocos maciços de concreto. Nessas pontes, é necessária a utilização de vigas de rigidez para evitar oscilações verticais do tabuleiro. Elas existem há mais de cem anos em diversos lugares do mundo, sendo as preferidas para vãos maiores que 600 metros. No entanto, também são construídas com vãos menores. A mais famosa é a Ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA).
OLIVEIRA, Ivanisio de Lima. Pênseis e estaiadas. Revista Notícias da Construção, [s. l.], ago. 2012.
Com base no exposto, considere a situação a seguir.
A prefeitura de uma cidade construirá uma ponte com estrutura do tipo pênsil. Para divulgar à comunidade a construção da ponte, uma agência de publicidade foi contratada para elaborar um vídeo, que, por meio de animação, representará em escala como será o método construtivo.
Sobre a sequência construtiva que o vídeo deverá apresentar, avalie as afirmações a seguir.
I. O vídeo da execução da ponte em questão deve ser iniciado com a execução das fundações e, em seguida, das torres principais. A profundidade das fundações dependerá do carregamento proveniente da estrutura e das características do subsolo.
II. Antes da representação da instalação dos cabos, o vídeo deverá conter a execução dos blocos de ancoragem. Esses blocos normalmente são em concreto armado e são executados nas extremidades da estrutura, podendo ser enterrados ou não.
III. A etapa final que o vídeo deverá apresentar é a execução da estrutura suspensa. Uma das possibilidades de executar essa etapa é por meio do método dos lançamentos sucessivos, no qual o avanço da construção ocorre a partir do meio em direção às extremidades da estrutura.
É correto o que se afirma em
A)
II e III, apenas.
B)
I, II e III.
C)
I, apenas.
D)
I e II, apenas.
E)
III, apenas.