A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica que permite amplificar rapidamente e com precisão um segmento específico de material genético. Utilizada em diversas áreas, como biologia molecular, pesquisa, análise forense e diagnóstico médico, a PCR envolve três etapas principais: desnaturação, anelamento (ou hibridização) e extensão (ou polimerização).
Fonte: adaptado de: https://kasvi.com.br/3-etapas-pcr/. Acesso em: 9 jan. 2025.
Sobre a técnica de PCR, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Na reação de PCR, somente é possível amplificar fragmentos acima de 100.000 pb ou mais.
Alternativa 2:
A reação de PCR depende de primers específicos, nucleotídeos, uma DNA polimerase termorresistente e ciclos de temperatura controlada.
Alternativa 3:
A técnica de PCR é bastante sensível e possui como limitação a necessidade das amostras biológicas serem recentes para detecção e amplificação de material genético.
Alternativa 4:
Uma limitação detectada na PCR está no uso da Primer Polimerase, que não é capaz de fazer correções sobre os nucleotídeos que são adicionados à fita complementar de DNA.
Alternativa 5:
Na técnica de PCR, todas as amostras de sequências muito pequenas possuem a vantagem de não passarem por uma purificação prévia, pois estão isentas de sofrerem contaminações.