A ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na contração de suas câmaras, é feito graças a um interessante sistema condutor e excitatório presente no tecido cardíaco; esse sistema é formado por fibras auto excitáveis, que se distribuem de forma bastante organizada pela massa muscular cardíaca. Considere de onde parte os impulsos que excitam o músculo cardíaco:
A) Fibras de Purkinje, que têm por finalidade otimizar a chegada dos impulsos, através da maior quantidade possível, e no mais curto espaço de tempo possível.
B) Nodo Sinoatrial (SA), também chamado nodo sinusal, de onde partem os impulsos a cada ciclo, que se distribuem por todo o restante do coração.
C)
Nodo sinusal (NO) que está no ventrículo esquerdo e dá os comandos para contração dos átrios.
D) Nodo Atrio-Ventricular (AV). Este nodo, localizado em uma região bem baixa do sincício atrial, tem por função principal retardar a passagem do impulso antes que esse atinja o sincício ventricular.
E)
Ramos Direito e Esquerdo do Feixe de Hiss. Através destes ramos, paralelamente, o impulso segue com grande rapidez em direção ao ápice do coração