A rotação de culturas, juntamente com a cobertura permanente e o mínimo revolvimento do solo, compöe os princípios básicos do sistema plantio direto (SPD). A ausência dessa prática acarreta o surgimento de alteraçōes de ordem química, física e biológica no solo, que podem comprometer a estabilidade do sistema produtivo. As culturas componentes de um sistema de rotação de culturas devem atender ao maior número possível dos seguintes princípios (FRANCHINI et al., 2011). Marque a alternativa CORRETA para um desses princípios.
a. Aumentar o tempo em que a área permanece sem culturas vivas, contemplando a inclusão de culturas caracterizadas por alta produção de fitomassa e sistema radicular profundo visando melhorar a qualidade do solo.
b. Produzir baixa quantidade de fitomassa da parte aérea e raizes visando ao aumento do teor de MOS e à formação de cobertura morta para controlar os processos erosivos.
c. Não apresentar suscetibilidade a pragas e doenças diferentes, evitando as espécies que sejam hospedeiras de pragas e doenças de importância econômica para as culturas principais.
d. Resultar em renda indireta pela produção de grãos, sementes ou forragem ou direta através de efeitos positivos sobre as culturas subsequentes.
e. Promover condições favoráveis de solo que diminuam a suscetibilidade das plantas aos danos de pragas e doenças