A seguinte frase é atribuída ao artista Michelangelo Buonarroti (1475-1564): “Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo tão claramente como se estivesse na minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a veem”
Fonte: https://www.frasesfamosas.com.br/blogue/2016/09/09/michelangelo-a-vida-numa-estatua
Sendo assim, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que responde corretamente ao seguinte questionamento: o que os dizeres acima sugerem acerca dos valores comuns ao Renascimento?
a.
O artista faz um apelo à direção divina para que seja guiado no processo de retirar da pedra a forma que deseja obter em sua escultura, reconhecendo a sua dependência de Deus.
b.
O artista demonstra possuir uma marcada preocupação com a percepção de seu público, o que demonstra o status baixo que era concedido aos de seu ofício na Itália do século XV.
c.
O artista defende uma abordagem estritamente empírica para o seu trabalho artístico, pois recorre aos sentidos da visão e do tato para conceitualizar o andamento de sua prática.
d.
O artista assume desde o início que a sua percepção da realidade é completamente distinta da de seus contemporâneos, afirmando, assim, o princípio básico da perspectiva árabe.
e.
O artista exibe a convicção partilhada pelos renascentistas de que a arte deve alcançar uma representação bela e fiel da realidade, cuja perfeição se iguale à da própria natureza.