A Teoria da Adaptação foi criada por Callista Roy e destaca a enfermagem como ciência e prática com foco na maneira como o ser humano se adapta às situações ambientais, no âmbito que envolve a saúde e a doença. A teoria possui quatro modos de adaptação: físico-fisiológico, identidade de autoconceito, interdependência e desempenho de papel. Sobre os modos de adaptação propostos por Callista Roy, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Físico-fisiológico.
II- Identidade de autoconceito.
III- Interdependência.
IV- Desempenho de papel.
( ) É a maneira como a pessoa responde como ser físico aos estímulos do ambiente, sendo o comportamento a manifestação das atividades fisiológicas do organismo.
( ) Aspectos psicológicos e espirituais do sistema humano.
( ) Envolve a imagem corporal, pelo ser pessoal, que engloba a autoconsciência, o autoideal ou expectativa, e pelo ser ético, moral e espiritual.
( ) Refere-se aos papéis que cada pessoa desempenha na sociedade no sentido da preservação da integridade social, ou seja, seu entendimento sobre quem se é em relação aos outros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: COELHO, S. M. S.; MENDES, I. M. D. M. Da pesquisa à prática de enfermagem aplicando o modelo de adaptação de Roy. Escola Anna Nery, v. 15, n. 4, p. 845-850, out. 2011.
A) III - I - II - IV.
B) II - I - IV - III.
C) IV - II - III - I.
D) I - II - III - IV.