a teoria do equilíbrio geral (TEG), considerada como o “núcleo duro” da teoria neoclássica, sendo o 'manual' do funcionamento desse 'mundo fictício', vem se tornando o ponto de convergência dos ataques promovidos, principalmente, por cientistas sociais contrários ao mainstream. Contudo, não obstante as observações anteriores, podem-se, ainda, encontrar alguns relatos positivos sobre o modelo. O próprio Sen (1999) destacou sua importância prática considerável. Pois, embora seja abstrata, no sentido da caracterização das instituições sociais e dos seres humanos, ela indubitavelmente facilita o entendimento da natureza da interdependência social. Kirman considerou que a teoria do equilíbrio geral continua a ser uma referência fundamental, constituindo-se como uma das bases da teoria moderna com quem as demais abordagens dialogam" (Figueirêdo; Netto Junior; Leite Filho, 2005, p. 337).
Fonte: FIGUEIRÊDO, E. A.; NETTO JUNIOR, J. L. da S.; LEITE FILHO, P. A. Teoria do equilíbrio geral e realidade: uma discussão à luz do conceito do tipo ideal weberiano. Economia e Desenvolvimento, Recife, v. 4, n. 2, p. 335-359, 2005.
Sobre a teoria do equilíbrio geral, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na teoria do equilíbrio geral, as flutuações econômicas são inevitáveis e ocorrem devido à rigidez dos preços e salários, impedindo que o mercado ajuste automaticamente as condições de oferta e demanda.
PORQUE
II. O modelo assume que os agentes econômicos são racionais e buscam maximizar sua utilidade, considerando as informações disponíveis no momento da tomada de decisão.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.