A Teoria Hipodérmica é a primeira teoria da comunicação e foi elaborada nos Estados Unidos, nos anos de 1930, quando os meios de comunicação de massa ainda eram bastante incipientes. De acordo com a Teoria Hipodérmica, que também ficou conhecida como teoria da Bala Mágica, uma mensagem difundida por qualquer meio de comunicação de massa é imediatamente “espalhada” entre todos os receptores e aceita, sem objeções.
De acordo com os princípios básicos expostos pela Teoria Hipodérmica, podemos afirmar que:
As pessoas se comportarão favorável ou negativamente em relação a determinado assunto, a partir da disposição e da incidência das notícias.
Os meios de comunicação atingem o público, modificando comportamentos, alterando atitudes e interferindo diretamente na mente dos receptores.
A comunicação interpessoal assume a maior relevância no momento da ação dos indivíduos e leva a um comportamento coletivo equilibrado.
A ação será sempre coletiva à medida que consiga assumir novas estruturas de poder e, a partir daí o emissor terá como gerenciar o comportamento das massas.
A construção de sentido, a partir de referências pré-existentes, é assumida de forma arbitrária, gerando interpretações e imagens contraditórias em relação ao objeto.