A tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que afeta tanto homens quanto mulheres. Os sintomas incluem secreção vaginal espumosa e desconforto ao urinar, principalmente em mulheres. Em homens, a infecção pode ser assintomática.
Fonte: RINCÃO, Vinícius Pires. Parasitologia Clínica. Indaial, SC: Arqué, 2023.
A respeito do tema, avalie as afirmativas a seguir.
I. A tricomoníase é transmitida principalmente através do contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada, e os principais sintomas na mulher incluem secreção vaginal espumosa e desconforto ao urinar.
II. A profilaxia para a tricomoníase inclui o uso de vacinas específicas distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não sendo necessário o uso proteção durante a relação sexual como medida de profilaxia específica.
III. O ciclo de vida de Trichomonas vaginalis é exclusivamente humano, possuindo como única forma evolutiva os trofozoítos, que são transmitidos entre indivíduos, sem a formação de cistos como forma de resistência no ambiente.
IV. A tricomoníase é causada por uma bactéria e os principais sinais incluem febre alta, e erupções cutâneas popularmente chamadas de “crista de galo”, sendo a profilaxia é realizada com medicamentos antivirais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I e IV, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.