A unidade funcional do músculo esquelético é a fibra muscular. Revestida pelo endomísio, a fibra muscular agrega dentro de si as miofibrilas que são formadas por um enfileirado de sarcômeros. Estes por sua vez, sã́o formados pela sobreposição de filamentos proteicos chamados de actina, miosina, troponina e tropomiosina.
O filamento grosso é a troponina e o fino é a tropomiosin □ a. Quando o músculo é □ estimulado a contrair, a troponina □ arrasta a tropomiosin □ a produzindo a contração muscular.
O filamento grosso é a actina e o fino é a miosina. Com a chegada do Nat, este se liga ao filamento tropomiosin a que arrasta o filamento de troponina, provocando a contração muscular.
O Ca2+ se liga a troponina, esta arrasta o filamento de tropomiosina, expondo os sítios de ligação do filamento de actina. O ATP se liga à cabeça de miosina e esta se acopla do filamento de actina. A enzima miosina ATPase então quebra o ATP e a energia liberada provoca a contração muscular.
O filamento grosso é a actina e o fino é a miosina. Com a chegada do Ca2+, este se liga ao filamento tropomiosin a que arrasta o filamento de troponina, provocando a contração muscular.
O Na+ se liga a troponina, esta arrasta o filamento de tropomiosina, expondo os sítios de ligação do filamento de actina. O ATP se liga à cabeça de troponina e esta se acopla ao filamento de actina. A enzima miosina ATPase então quebra o Ca2+ea energia liberada provoca a contração