Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Revair

SENT BY THE APP
Estudos Gerais09/10/2024

A UTOPIA DA DESCONEXÃO Estive no Brasil na semana passada e ...

A UTOPIA DA DESCONEXÃO Estive no Brasil na semana passada e entrei por seus livros "sapientes". Homo Deus teve a oportunidade de conversar com ele em um congresso nacional, com professores que o conhecem. Essa revelação leva a pensar o que significa o mundo de hoje para quem tem que pagar por conexões. Uma resposta é essa indagação por meio da vida de Bill Gates, recentemente lançada no Netflix "O Código Bill Gates". O documentário é interessante. Nele, encontramos a vida de Gates que praticamente chega perto de um computador do que um celular. Isso ilustra o fato de que não se sabe se ele é um bilionário do nível de Bill Gates para quem não tem um smartphone. Como disse Harari quando perguntou sobre: "o status no mundo de hoje é a desconexão". Se você tem um smartphone, pode ser seu filho com esses aplicativos. Por meio do aparelho você se conecta a qualquer momento. Harari diz, quote: "a aparência de não ter smartphone, seu marido tem. Isso o protege das infinitas demandas que vêm através do aparelho, se originando de 'abrindo tempo para que você possa pensar'. Perguntou também o que ele recomendaria nesse contexto de desconexão. Sua resposta foi a importância de buscar proteção e tranquilidade ao criar 'santuários' mentais. Momentos em que estamos sozinhos para refletir. Esse é, aliás, um dos principais pontos enfatizados por Harari. A humanidade nos avança com a invenção da máquina, mas também com as máquinas que nos aprisionam. A média de 49 anos nos Estados Unidos no século 20 e no remoto. Esperança está se tornando cada vez mais visíveis.

Harari lida com isso meditando duas horas por dia, além de partir uma vez por ano para um retiro isolado de ao menos um media, além de mente não são acessí veis à maioria das pessoas. No mundo em desenvolvimento, a situação é ainda mais paradoxal. Há ao mesmo tempo o desafio de conectar os desconectados e de repar mais excessos da ultraconexão. Tarefa cada vez mais difícil em um mundo em que a sobrevivência depende cada vez mais de estar conectado o tempo todo. No Brasil conheço apenas uma pessoa que, tendo dinheiro, optou por não ter smartphone. E você, quantas pessoas conhece?

A. Qual o tema central da coluna? B. Segundo o autor, quais são as condições das pessoas que não utilizam smartphones? C. Em quais veículos de comunicação poderia estar presente essa coluna? D. No trecho " Avançamos em saúde física, MAS em saúde mental não se pode dizer o mesmo", qual a função do termo destacado? Por qual palavra podemos substituí-lo?

13- A respeito do texto de Ronaldo Lemos, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) O autor faz uma premonição de que aqueles que não conseguirem se desconectar terão problemas com ansiedade e depressão. ( ) Ao final do texto, o autor faz uma pergunta cujo destinatário é o leitor.

( ) Lemos critica quem não consegue diminuir o uso de smartphones, uma vez que seria algo simples e fácil em sua opinião. () O colunista endossa as soluções adotadas por Harari para promover espaços de desconexão porque elas têm a vantagem de serem acessíveis a qualquer um.

( ) Há no texto uma reflexão a respeito da conectividade do mundo contemporâneo e de como ela pode ser excessiva.

Question image: A UTOPIA DA DESCONEXÃO
Estive no Brasil na semana passada e entrei por seus livros "sapientes". Homo Deus teve a oportunidade de conversar com ele em um congresso nacional, com professores que o conhecem.
Essa revelação leva a pensar o que significa o mundo de hoje para quem tem que pagar por conexões.
Uma resposta é essa indagação por meio da vida de Bill Gates, recentemente lançada no Netflix "O Código Bill Gates". O documentário é interessante. Nele, encontramos a vida de Gates que praticamente chega perto de um computador do que um celular.
Isso ilustra o fato de que não se sabe se ele é um bilionário do nível de Bill Gates para quem não tem um smartphone.
Como disse Harari quando perguntou sobre: "o status no mundo de hoje é a desconexão". Se você tem um smartphone, pode ser seu filho com esses aplicativos. Por meio do aparelho você se conecta a qualquer momento.
Harari diz, quote: "a aparência de não ter smartphone, seu marido tem. Isso o protege das infinitas demandas que vêm através do aparelho, se originando de 'abrindo tempo para que você possa pensar'.
Perguntou também o que ele recomendaria nesse contexto de desconexão. Sua resposta foi a importância de buscar proteção e tranquilidade ao criar 'santuários' mentais. Momentos em que estamos sozinhos para refletir.
Esse é, aliás, um dos principais pontos enfatizados por Harari. A humanidade nos avança com a invenção da máquina, mas também com as máquinas que nos aprisionam. A média de 49 anos nos Estados Unidos no século 20 e no remoto. Esperança está se tornando cada vez mais visíveis.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee