A vigilância sanitária de medicamentos é ainda um campo com escassez de profissionais farmacêuticos. Como atividade pertinente neste contexto, aplica-se a revisão dos procedimentos de registro de medicamentos de marca e similares. Sobre a vigilância sanitária, marque a alternativa INCORRETA:
O farmacêutico, sendo o profissional do medicamento, deve estar apto e atualizado para realizar atribuições tais como informar sobre produtos registrados, sua composição, indicações principais e formas de comercialização, conhecer os produtos retirados do mercado.
A Política Nacional de Medicamentos, aprovada pela Portaria do Ministério da Saúde em 1998, estabelece outros diretrizes para garantir a inserção, eficácia e qualidade dos medicamentos, além da promoção do seu uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais.
O medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com a finalidade profilática, curativa, paliativa ou de diagnóstico. O registro de medicamentos é realizado por meio do órgão do ministério da Saúde, não se usa atribuição específica, diretamente referida no órgão ou na entidade competente (no caso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O marketing de medicamentos muitas vezes expõe calamidades tais como o excesso de representantes com escassez de conhecimento, suborno, e falsos ensaios clínicos.