Alta umidade relativa; temperatura de 24 a 32ºC; plantas atacadas por insetos ou fermentos provocados por tratos culturais; deficiência dos nutrientes cálcio e boro predispondo as plantas para o ataque de bactérias. Os sintomas ocorrem em qualquer parte das plantas. Na inserção das folhas inferiores formam-se pequenas lesões encharcadas que progridem para todo tecido foliar, o qual sofre rápida decomposição, exsudando líquido cheiroso (HAMERSCHMIDT, Inberto. Manual Técnico de Olericultura, 2013, p. 182).
Considerando que o texto se refere a uma das doenças das brássicas, avalie as afirmações a seguir em verdadeira (V) ou falsa (F):
I - O texto se refere a "podridão mole", doença bacteriana provocada pela bactéria Erwinia carotovora subsp. carotovora.
II - Rotação de culturas e manejo racional da água de irrigação são exemplos de controle cultural exclusivos para a podridão mole.
III - Resistência genética é uma das formas de controle cultural que deve ser utilizada sempre que possível e disponível.
IV - Aplicar doses elevadas de matéria orgânica, em solos mal drenados, é uma prática cultural de controle da podridão mole das brássicas.
É correto o que se afirma em:
A. III e IV, apenas.
B. I, II e IV, apenas.
C. I, apenas.
D. II e IV, apenas.