"Altura do som" é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Sons altos são agudos, enquanto sons baixos são graves. O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior for a frequência, mais agudo (alto) é o som. Quanto menor for a frequência, mais grave (baixo) é o som. A altura do som fornece o material para a elaboração de dois importantes elementos constitutivos da música: a melodia e a harmonia. Uma melodia, geralmente, é constituída por uma sequência de notas, ao passo que a harmonia consiste em um conjunto de várias notas tocadas simultaneamente.
TAVARES, I. M.; CIT, S. Linguagem da música. Curitiba: Intersaberes, 2008. (Adaptado).
Considerando as características da melodia e da harmonia, avalie as afirmativas a seguir:
I. O piano, o violão e a guitarra são exemplos de instrumentos melódicos.
II. A melodia é sempre composta por uma sequência de notas diferentes e, em consequência disso, por alturas diferentes, uma seguida da outra.
III. A formação de acordes representa um campo de estudo da harmonia, com foco em definir o modo como os agrupamentos de notas podem ocorrer.
IV. A condução harmônica de uma música é trabalhada a partir do encadeamento de acordes, resultantes das várias combinações de notas.