ALUNO(A):
Atividades Avaliativas
- (Enem 2024) O festival folclórico de Parintins, no Amazonas, anunciou que o boi Caprichoso levou em 2018, seu 23.º título — contra 31 do adversário boi Garantido. Puxado três dias antes por uma das músicas que aprendi no Bumbódromo (arena onde ocorre a apresentação), realizei este canto: "Eu sou feliz, esse azul é meu país"; obviamente do boy azul e branco. "O vermelho é avermelhou", do boi vermelho, o Garantido. Boi azul contra boi vermelho, um protótipo em Parintins, cidade dividida entre as torcidas dos bois. Em Parintins, você é um de um lado. Há aqueles que seriam dizem que são "garantidos" com os quais me identifico.
A apropriação de elementos como rivalidade, competitividade, torcida e gritos de guerra pelo festival de Parintins evidencia a
A) escolha de um local específico para a festa.
B) importância atribuída pelos turistas aos bois.
C) interação social estabelecida após o evento.
D) aproximação da manifestação folclórica com o esporte.
E) composição de enredos musicais pelos "garantidos".
- (Enem 2020) Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na fazenda onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remendando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou um tempo com o sogro, desentabiram. Foi só o conto de soltar fogo e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço. Esse pai, que não se sujeitava a sair um ano depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos pai e filho nunca continuaram direito. Cada vez mais teimoso, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela suspirava com paciência e respondia dum jeito sempre igual:
— “Quem herda, não rouba.”
Vinham um brilho nos olhos, o velho se acalmava.
Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida cotidiana. No texto, a personagem emprega um ditado popular com a intenção de:
A) criticar a natureza forte do filho.
B) justificar o gênio difícil de Chiquito.
C) legitimar o direito do filho à herança.
D) conter o ânimo violento de Chico Lourenço.
E) condenar a agressividade do marido contra o filho.