Anamorfose: uma técnica interessante para ver o mundo
Na Geografia, anamorfose é uma técnica aplicada para representar um fenômeno que a superfície dos territórios se proporcional a ele – como a quantidade de habitantes de um país – e não à sua área real. O continente africano, por exemplo, possui maior população que americano, embora tenha menor área territorial. Na anamorfose, nesse caso, representará o continente africano maior que o americano.
Ainda que nas anamorfoses a localização relativa dos territórios seja respeitada, esse tipo de representação não pode ser considerada mapa, pois, ao distorcer a superfície de territórios, essa representação não permite o uso da escala.
O objetivo de uma anamorfose é transmitir a informação de maneira clara, de modo que sua visualização permita a compreensão do fenômeno tratado.
Como fazer
- Observe o título e o tema representado.
- Fique atento à deformação dos territórios. Alguns países necessariamente estarão representados de forma mais estreita, enquanto outros terão dimensões maiores, a dimensão revela a intensidade do fenômeno tratado.
- Repere a localização dos territórios. Isso vai ajudá-lo a interpretar a anamorfose e distinguí-los. Se necessário, recorra ao mapa político da página 278.
Mundo: distribuição da população (projeção para 2050)
Fonte: WORLDMAPPER. Disponível em: https://worldmapper.org/maps/population-year-2050/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population. Acesso em: 15 fev. 2022.