Download the Guru IA app
Android and iOS

José
ANEXO 02 01 - O pé diabético é uma complicação comum e grav...
ANEXO 02
01 - O pé diabético é uma complicação comum e grave associada ao diabetes melito (DM), caracterizada por lesões nos pés que podem levar a úlceras, infecções e, em casos mais graves, amputações. Devido à frequência e gravidade dessa complicação na população com DM, torna-se imperativo que a equipe de saúde se organize para fornecer cuidados especializados, incluindo educação, triagem, avaliação regular e intervenções precoces para prevenir e tratar o pé diabético. Os testes que se mostraram mais úteis para a pesquisa de neuropatia periférica no contexto do pé diabético são:
A. Avaliação do reflexo tendíneo Aquileu e avaliação da dor ou desconforto em membros inferiores.
B. Avaliação da sensibilidade tátil com monofilamento de Semmes-Weinsten e avaliação da sensibilidade vibratória com diâmetro de 128 Hz.
C. História de úlceras, de amputações by-pass em membros inferiores e avaliação da sensibilidade tátil com monofilamento de Semmes-Weinsten.
D. Avaliação do colorido, temperatura, distribuição dos pelos nos pés e avaliação da sensibilidade vibratória com diâmetro de 128 Hz.
02 - Analise as assertivas abaixo acerca da avaliação dos pés da pessoa com diabetes:
- Deformidade dos pés, baixa acuidade visual e tabagismo estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento de úlceras e amputações no pé da pessoa com diabetes.
II. A neuropatia ausente eleva o grau de risco na classificação do pé diabético.
III. O corte das unhas deve ser avaliado quanto à sua técnica. Elas devem ser cortadas sempre retas.
IV. A avaliação da sensibilidade vibratória pode ser feita com o uso de diâmetro de 128 Hz.
Quais estão corretas?
A. Apenas I e II.
B. Apenas I e III.
C. Apenas I, II e III.
D. Apenas I, III e IV.
03 - É indispensável uma abordagem multidisciplinar para o acompanhamento dos pacientes diabéticos, voltada principalmente para continuidade do tratamento em longo prazo e orientação. As hospitalizações causadas por pé diabético são prolongadas e recorrentes, exigindo grande número de consultas ambulatoriais e necessidade de cuidado domiciliar. A respeito do paciente diabético e do seu assistência, é INCORRETO afirmar:
A. São fatores de risco para o desenvolvimento de úlceras nos pés do paciente diabético: neuropatia periférica, anormalidade estrutural do pé, limitação da mobilidade articular e retinopatia.
B. O acesso aos distribuidores de calçados adequados é pequeno e requer um esforço conjunto entre profissionais de saúde, dermatologistas, endocrinologistas, manipuladores de insulina e nutricionistas.
C. A diabetes mellitus é uma condição crônica que pode ser controlada com hipoglicemiantes orais e insulina, mas não tem cura.
D. A diabetes mellitus é uma condição que afeta apenas a glicose, não causando complicações em outros sistemas.
ANEXO 02
01 - O pé diabético é uma complicação comum e grave associada ao diabetes melito (DM), caracterizada por lesões nos pés que podem levar a úlceras, infecções e, em casos mais graves, amputações. Devido à frequência e gravidade dessa complicação na população com DM, torna-se imperativo que a equipe de saúde se organize para fornecer cuidados especializados, incluindo educação, triagem, avaliação regular e intervenções precoces para prevenir e tratar o pé diabético. Os testes que se mostraram mais úteis para a pesquisa de neuropatia periférica no contexto do pé diabético são: A. Avaliação do reflexo tendíneo Aquileu e avaliação da dor ou desconforto em membros inferiores. B. Avaliação da sensibilidade tátil com monofilamento de Semmes-Weinsten e avaliação da sensibilidade vibratória com diâmetro de 128 Hz. C. História de úlceras, de amputações by-pass em membros inferiores e avaliação da sensibilidade tátil com monofilamento de Semmes-Weinsten. D. Avaliação do colorido, temperatura, distribuição dos pelos nos pés e avaliação da sensibilidade vibratória com diâmetro de 128 Hz.
02 - Analise as assertivas abaixo acerca da avaliação dos pés da pessoa com diabetes:
- Deformidade dos pés, baixa acuidade visual e tabagismo estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento de úlceras e amputações no pé da pessoa com diabetes. II. A neuropatia ausente eleva o grau de risco na classificação do pé diabético. III. O corte das unhas deve ser avaliado quanto à sua técnica. Elas devem ser cortadas sempre retas. IV. A avaliação da sensibilidade vibratória pode ser feita com o uso de diâmetro de 128 Hz. Quais estão corretas? A. Apenas I e II. B. Apenas I e III. C. Apenas I, II e III. D. Apenas I, III e IV.
03 - É indispensável uma abordagem multidisciplinar para o acompanhamento dos pacientes diabéticos, voltada principalmente para continuidade do tratamento em longo prazo e orientação. As hospitalizações causadas por pé diabético são prolongadas e recorrentes, exigindo grande número de consultas ambulatoriais e necessidade de cuidado domiciliar. A respeito do paciente diabético e do seu assistência, é INCORRETO afirmar: A. São fatores de risco para o desenvolvimento de úlceras nos pés do paciente diabético: neuropatia periférica, anormalidade estrutural do pé, limitação da mobilidade articular e retinopatia. B. O acesso aos distribuidores de calçados adequados é pequeno e requer um esforço conjunto entre profissionais de saúde, dermatologistas, endocrinologistas, manipuladores de insulina e nutricionistas. C. A diabetes mellitus é uma condição crônica que pode ser controlada com hipoglicemiantes orais e insulina, mas não tem cura. D. A diabetes mellitus é uma condição que afeta apenas a glicose, não causando complicações em outros sistemas.