Antes que ocorressem as "hiperespecializações" os conhecimentos construídos pela humanidade estabeleciam relações naturais entre si, sem que houvesse qualquer preocupação com tipos, categorias ou modalidades.
Um exemplo disso são as obras e pensamentos deixados por Leonardo da Vinci, cujas construções iam do desenho artístico à mecânica; da arquitetura e da matemática à anatomia.
Agora reflita:
O especialista de hoje, apesar de ter um profundo conhecimento daquilo que estuda ou trabalha, perde o contato com o todo, vivendo num mundo ensimesmado, cada vez mais individualista.
Essa perspectiva individualista parece estar provocando em nós uma processual postura egoística, um distanciamento de tudo que seja solidário ou coletivo.
Paradoxalmente, diante das perspectivas do capitalismo globalizante, tornamo-nos cada vez mais interdependentes.
Reinventar um novo contexto capaz de superar as perspectivas políticas, econômicas, sociais e de enfrentar este paradoxo parece ser um dos grandes desafios da humanidade deste século.
O QUE VOCÊ ACHA DE TUDO ISSO?
Já havia refletido sobre este contexto antes?
1 - O que a hiperespecialização tem a ver com preconceitos, a discriminação e o desrespeito às diferenças?
2 - Será que existem saídas? Quais?
3 - O que está ao nosso alcance no enfrentamento à essas questões?
Não podemos esquecer que num país democrático, onde se tem um Estado de Direito, precisamos participar das decisões e contribuirmos com as políticas públicas no atendimento aos cidadãos e de todos os” povos” e raças que a ele pertence, pois todos nós somos responsáveis pela formação e desenvolvimento do indivíduo, inclusive o Estado e os governos.
4 - Isto posto aponte e comente (sua opinião e sugestão) como podemos proteger pessoas e/ou amenizar ou acabar com os preconceitos que ocorrem em nosso país?
5 - Ao estudarmos ainda o material disponibilizado podemos entender que o Brasil é muito rico em sua diversidade cultural. Contudo, um dos temas que nos chama atenção são as Culturas Híbridas.
Assim, como você entende a cultura híbrida? Podemos dizer que existe cultura híbrida no Brasil? Procure dar exemplos e tecer comentários para que possamos ampliar nosso entendimento sobre estes temas.
Você não precisa responder de forma direta, apenas reflita e contribua com suas percepções. Procure dar exemplos para que as suas considerações fiquem ainda mais claras.