Anticoncepção ou contracepção são métodos para evitar a gravidez. A contracepção pode ser feita com dispositivos, medicamentos (considerados reversíveis) ou cirurgias, que são irreversíveis.
Não existe um método 100 % seguro, mas sim aquele que melhor se ajusta às características do casal, e de acordo com isso exibem taxas maiores ou menores de sucesso. O método contraceptivo mais adequado deve ser orientado por um médico especialista, nesse caso, um(a) ginecologista ou médico de família, esse profissional irá analisar os efeitos adversos, como irregularidades do fluxo menstrual, insatisfação do parceiro, problemas de entendimento no modo de usar, falta de motivação para o uso e orientará o uso do melhor método contraceptivo.
O único contraceptivo capaz de evitar tanto doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) quanto a gravidez é o preservativo, ou “camisinha”, nas versões masculina e feminina. Os procedimentos cirúrgicos são alternativas definitivas ou reversíveis a fim de evitar a gravidez. Para a prevenção de DSTs, o preservativo ainda é a alternativa mais segura.
(Manual Técnico da Secretaria de Políticas de Saúde: Ministério da Saúde, 2002)
Diante de tal contexto, você deverá analisar a figura apresentada dos sistemas reprodutores masculino e do feminino e responder às seguintes questões:
Descrição da imagem não disponível
- Identificar os procedimentos cirúrgicos que representam.
- Qual procedimento pode ser reversível e por quê?
- Algum desses procedimentos interfere na gametogênese?