Ao defender a tese do feudalismo brasileiro, Nelson Werneck Sodré endossou o etapismo stalinista que se tornou hegemônico no PCB ao longo dos anos 1940 e 1950. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que melhor relaciona o etapismo stalinista à tese de Nelson Werneck Sodré.
A) O etapismo stalinista sugeria que as sociedades podiam saltar do feudalismo para o comunismo, o que era exatamente o que queria dizer a tese de Nelson Werneck Sodré: o Brasil feudal poderia se tornar comunista, sem a necessidade de uma revolução capitalista.
B) O etapismo stalinista sugeria que as sociedades podiam saltar do Modo de Produção Asiático para o comunismo, o que era exatamente o que queria dizer a tese de Nelson Werneck Sodré: o Brasil tribal poderia se tornar comunista, sem a necessidade de uma revolução capitalista.
C) O etapismo stalinista sugeria que as sociedades precisavam transitar para a modernidade burguesa antes de se tornarem comunistas, o que era exatamente o que queria dizer a tese de Nelson Werneck Sodré: o Brasil deveria transitar para o capitalismo antes de se tornar comunista.
D) O etapismo stalinista sugeria que as sociedades precisavam transitar para a modernidade burguesa antes de se tornarem comunistas, ajudando a consolidar o papel do PCB, que defendia a aliança tácita com a burguesia nacional, visando a revolução do Brasil.
E) O etapismo stalinista sugeria a possibilidade da revolução comunista sem a transição pelo capitalismo, o que era exatamente o que defendia Nelson Werneck Sodré durante seu período frequentemente mencionado.