Após a eliminação da seleção senegalesa na Copa do Mundo de 2022, Sadio Mané postou uma foto da equipe em sua rede social e escreveu o seguinte recado:
“Queridos irmãos, vocês caíram unidos. As pessoas estão muito orgulhosas da trajetória, e vocês levantaram o coração dos senegaleses e de todos os torcedores ao defender a bandeira nacional com dignidade. O aprendizado continua e boa sorte. Iremos em busca de outros troféus.” (Fonte: SportBuzz/UOL)
A Etnofilosofia não destaca os aspectos históricos e culturais dos povos europeus e americanos, nem das trocas culturais dos países colonizadores. Mané, por sua vez, não usa o lema Ubuntu, mas não deixa de pensar de modo coletivo sobre o povo senegalês, principalmente quando enfatiza que todos os torcedores, ao defenderem a bandeira nacional com dignidade, devem se orgulhar.
Assinale a seguir quais alternativas são corretas. Lembre-se de que podem ser de duas a cinco alternativas corretas.
A) A mensagem de Sadio Mané enfatiza a coesão e a dignidade nacional, refletindo os valores comunitários e éticos fundamentais da Etnofilosofia africana.
B) A Etnofilosofia destaca os aspectos históricos e culturais dos povos europeus e americanos em sua relação com os africanos, concentrando-se nas trocas culturais.
C) A mensagem de Mané, ao destacar a busca por novos troféus, sugere uma visão personalista de sucesso, em desacordo com os princípios coletivistas do Ubuntu.
D) A Etnofilosofia examina a formação das sociedades africanas por meio de uma análise integrada que abrange elementos históricos, culturais, éticos e teóricos.
E) O recado do jogador senegalês sublinha a importância da identidade cultural e do orgulho nacional, elementos centrais na valorização etnofilosófica.