Após a leitura do texto resolva as questões.
-
Um homem sofreu um acidente e precisou de transfusão sanguínea. Analisado o seu sangue verificou-se a presença do antígeno A apenas. No hospital havia três bolsas de sangue: a bolsa 1 possuía sangue com antígenos do tipo A e B; a bolsa 2 possuía sangue com antígenos do tipo A; e a bolsa 3 possuía sangue sem antígenos do sistema ABO. Assinale a(s) bolsa(s) que poderia(m) ser recebida(s) pelo homem.
a) apenas a bolsa 1.
b) apenas a bolsa 2.
c) apenas a bolsa 3.
d) a bolsa 2 ou a bolsa 3.
e) a bolsa 1 ou a bolsa 2.
-
No ambulatório de uma pequena cidade do interior estava Maria, que precisava urgentemente de transfusão sanguínea. O único recurso era a permuta de sangue entre as pessoas presentes. Maria tinha anticorpos para os dois tipos de antígenos do sistema ABO. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as pessoas que poderiam doar sangue a Maria:
a) João, do grupo O, e José, do grupo AB.
b) José, do grupo O, e Maria, do grupo A.
c) Manoel, do grupo B, e José, do grupo O.
d) apenas João, do grupo O.
e) apenas Maria, do grupo A.
-
Uma mulher com tipo sanguíneo A, casada com um homem com tipo sanguíneo B, tem um filho considerado doador universal. Com base nesses resultados, o doutor José pode determinar o grupo sanguíneo de ambos os pais (sistema ABO). Qual é a probabilidade de o casal ter outra filha (o) com tipo sanguíneo AB? Justifique sua resposta.