Arraia Xingu: espécie do Brasil encanta pela beleza
Animal é exclusivo de água doce e tem ferrão venenoso, mas não é considerado perigoso; extrativismo irregular para uso ornamental traz riscos à sobrevivência do peixe.
Entre todos os tesouros da fauna brasileira, um animal que vive no fundo do rio chama atenção pela beleza inegável: a arraia Xingu (Potamotrygon leopoldi).
Essa espécie é encontrada apenas na bacia do rio Xingu, entre os estados do Mato Grosso e do Pará. Também conhecida como arraia-de-fogo ou arraia-negra, pertence à família Potamotrygonidae, que possui cinco gêneros e 39 espécies.
“Ela se diferencia de outros membros do gênero por conter ocelos brancos amarelados em contraste com o fundo negro. Tem um corpo arredondado, ligeiramente ovalado, e costuma atingir os 60 centímetros, porém o maior espécime registrado possuía 111 cm, com cerca de 17 kg”, explica o biólogo Pedro Köptcke Daudt de Lima Brandão, que mantém uma página nas redes sociais chamada 'Papo de peixe'.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/05/17/arraia-xingu-especie-endemica-do-brasil-encanta-pela-beleza.ghtml (adaptado).
Obrigatória
Nota:
1
Pelas características citadas, identifique a que tipo de espécie o animal citado pertence.
A) Espécie rara.
B) Espécie endêmica.
C) Espécie migratória.
D) Espécie em extinção.