ARTE, TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE
As novas tecnologias empregadas em propostas artísticas per- mitem outras formas de interação entre o público. Recursos digitais, computadores, telas sensíveis ao toque, softwares, internet, técni- cas multimídia etc. são ferramentas, materiais e suportes cada vez mais presentes na atualidade e na Arte Contemporânea.
Os artistas da arte digital passam a colaborar com outros pro- fissionais e técnicos, como engenheiros, programadores e anima- dores. Vídeos e projeções digitais, em duas ou três dimensões, podem proporcionar uma imersão em obras interativas que agu- çam o visual, o auditivo e o tátil. Esses recursos não são exclusivos das exposições de arte, sendo utilizados em apresentações tea- trais, musicais e de dança.
O Festival Internacional de Lingua- gem Eletrônica (File) é realizado na América do Sul desde os anos 2000. O evento conta com diversas obras e propostas de artistas nacionais e inter- nacionais que envolvem arte e tecnolo- gia. Em 2019, a instalação interativa Into the Wind era ativada pela interação do espectador. Programas de computador faziam uma leitura da intensidade do sopro dos participantes para criar bo- lhas de sabão de diversos formatos e tamanhos. Todo o processo e mecanis- mo para que as bolhas fossem criadas era observado por meio de uma estru- tura transparente.
Into the Wind, do artista tailan
Paulo
Faça um resumo: