Arte tem função?
O que chamamos de arte é capaz de nos afetar de diferentes maneiras. Pode provocar riso, admiração, deleite, prazer estético, curiosidade, bem como inquietação, estranheza, tristeza, repulsa, entre muitos outros sentimentos positivos ou negativos. Diante dela, podemos nos sentir impelidos a refletir, a nos mover ou a agir.
A arte pode ser criada com diferentes finalidades:
► imitar a natureza ou a vida em sociedade;
► representar crenças;
► homenagear deuses ou forças naturais;
► entreter ou encantar;
► expressar a percepção ou a imaginação do artista;
Apesar disso, há uma corrente forte de teoria e crítica de arte, desde as vanguardas europeias do século XX, que defende a "arte pela arte". Essa corrente de pensamento defende que a arte não precisa ter nenhuma função além da estética, pois seu papel na sociedade capitalista, a qual é tão fortemente dominada por lógicas de lucro, seria justamente o de ser uma alternativa às lógicas dominantes, como a função produtiva. Isso permitiria ao humano a expressão desinteressada ou, ainda, a liberdade de não ter finalidade.
Novas ideias
De tempos em tempos, surge uma nova linguagem que coloca em debate os limites da arte. A fotografia, o cinema, os quadrinhos e os videogames são exemplos de formas de expressão que, em algum momento ou até hoje, geraram discussões controversas: isso é arte? Analise as duas manchetes a seguir como exemplo.
Folha de S.Paulo
Memes saem da internet, vão para museus e ganham status de obras de arte
Artistas e críticos aderem ao estilo como nova arena de debate e produção
O Estado de S.Paulo
Universidade Federal cria 'Museu de Memes'
Espaço virtual é dedicado a reunir informações sobre as conhecidas brincadeiras da internet