As células são compostas por água, íons inorgânicos e moléculas contendo carbono (orgânicas). A água é a molécula mais abundante na célula, contribuindo com 70% ou mais da massa total da célula. Consequentemente, as interações entre a água e os outros constituintes celulares são de importância central na química biológica. Além da presença de um núcleo, as células eucarióticas distinguem-se das células procarióticas pela presença de organelas envolvidas por membranas dentro do seu citoplasma.
Em relação às organelas membranosas, julgue os itens a seguir.
I. Existem organelas que são comuns a todos os organismos eucariontes. Essas unidades possuem uma membrana envoltória que delimita um espaço intracelular e permite a realização de atividades celulares e processos bioquímicos vitais.
II. A origem evolutiva das organelas das células eucariontes tem como precursores organismos simples que continham uma membrana plasmática. Esses organismos sofreram um tipo de invaginação, que gerou as estruturas compartimentalizadas membranosas.
III. As organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi e os lisossomos, são estruturas particulares que atuam em conjunto para modificar, empacotar e transportar lipídios e proteínas responsáveis pela manutenção e metabolismo celular.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.