As células tumorais possuem antígenos (muitos deles de baixo poder imunogênico), contra os quais o hospedeiro monta uma resposta imunitária em princípio capaz de eliminar células neoplásicas. A descoberta de que linfócitos do timo participam ativamente da rejeição de enxertos e de que, em modelos experimentais, tumores transplantados são rejeitados da mesma maneira levou à proposição da teoria da vigilância imunológica contra o câncer (proposta, separadamente, por Burnet e Thomas em 1957).
A teoria teve como base o fato de que em vertebrados a complexidade dos processos de diferenciação favoreceria o aparecimento de mutações somáticas, aumentando a chance para surgimento de câncer. Linfócitos originados no timo (responsáveis pela imunidade celular, a mais importante na rejeição de enxertos) teriam a função de identificar e de eliminar os clones mutantes, impedindo o aparecimento de neoplasias nos diversos tecidos. Segundo essa ideia, o surgimento de um câncer estaria na dependência de mutações somáticas que provocam transformação maligna e da incapacidade do sistema imunitário de eliminar os clones transformados.
FILHO, B. G., PEREIRA, F. E. L. e GUIMARÃES, R. C. Distúrbios da Proliferação e da Diferenciação Celulares. In: BOGLIOLO, L. Bogliolo Patologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2011. p. 219- 276.
Sobre os antígenos tumorais e a atuação do sistema imune nas neoplasias, assinale a alternativa correta:
A Durante o processo de carcinogênese mutações variadas podem ocorrer devido a instabilidade genética das células neoplásica, porém os linfócitos T podem controlar tranquilamente todos estes erros e mutações.
B Antígenos tumorais são provenientes da expressão normal de proteínas, portanto o organismo é naturalmente treinado a lidar com estas mutações.
C A resposta imune contra o tumor acontece principalmente mediada pelos linfócitos T citotóxicos em reação a antígenos tumorais produzidos pelas células mutadas.
D O baixo poder imunogênico das células tumorais faz com que estas passem desapercebidas pelo sistema imune, sendo sempre necessário algum tipo de imunoterapia coadjuvante ao paciente portador de câncer.
E As mutações somáticas ocasionadas para que haja o surgimento de um câncer, faz com que se suprima a função dos linfócitos T