As chamadas “políticas afirmativas”, programas, ações e projetos do poder público, que visam estabelecer uma igualdade e uma justiça social para grupos menos favorecidos ou lios sociais que visam prover uma melhor distribuição de renda, bolsas de estudos e financiamento estudantil, dentre vários outros. O viver e o conviver em sociedade não estão margeados apenas pelos aspectos políticos e jurídicos, mas também por processos de empatia, reconhecimento e cuidado.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal: Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024. p.43.
A partir do texto fornecido, avalie as seguintes afirmações sobre as políticas afirmativas e o convívio em sociedade:
I. As políticas afirmativas, como cotas raciais e auxílios sociais, são implementadas pelo poder público com o objetivo de promover a igualdade social e uma distribuição de renda mais justa para grupos marginalizados e menos favorecidos.
II. Programas de bolsas de estudos e financiamento estudantil são exemplos de políticas afirmativas que visam proporcionar acesso à educação superior para indivíduos de grupos socioeconomicamente desfavorecidos, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais.
III. As políticas afirmativas concentram-se exclusivamente em aspectos políticos e jurídicos, sem considerar a importância de processos sociais como empatia, reconhecimento e cuidado na construção de uma sociedade mais justa e integrada.
IV. O convívio em sociedade é moldado não apenas por políticas e legislações, mas também por processos de empatia, reconhecimento e cuidado, que são essenciais para promover uma coexistência harmoniosa e inclusiva entre os indivíduos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e Il apenas
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.