As doenças que atacam as frutíferas de clima temperado podem comprometer a qualidade dos frutos e, ainda, aumentar o custo de produção e o risco de contaminação do ambiente, devido ao maior uso de defensivos agrícolas. Considerando algumas doenças de frutíferas temperadas, cultivadas no Brasil, associe a Coluna A com a Coluna B, e depois assinale a resposta correta.
Coluna A Coluna B
-
Maçã () Sua principal doença é a mancha das folhas (Cercospora kaki), mas também é atacada por outras, como antracnose (Colletotrichum gloeosporioides), galha da coroa (Agrobacterium tumefaciens) e podridão das raízes (Rosellinia sp.).
-
Caqui () As mais comuns são a sarna (Cladosporium carpophiilum) e a podridão parda (Sclerotinia cinerea) e o cancro dos ramos (Fusicoccum amygdali).
-
Videira () Exemplos são podridão amarga (Glomerella cingulata), cancro (Botryosphaeria berengaria) e oídio (Podosphaera leucotricha).
-
Pêssego () O míldio é mais grave, mas também é atacada por oídio, antracnose escoriose, fusáriose, podridão descendente, podridão cinzenta, podridão de uva madura e podridão amarga.