As Grandes Navegações tiveram início no século XV e foram fundamentais para a formação do mundo moderno. Esse período foi marcado pela expansão do comércio, do contato entre diferentes culturas e pela busca por novas rotas comerciais. Com o passar dos séculos, esse processo se intensificou e se entrelaçou com a Globalização.
Considerando o contexto histórico das Grandes Navegações, pode-se afirmar que:
A Globalização, embora intensificada nos séculos XX e XXI, teve suas raízes nas Grandes Navegações, que possibilitaram a interconexão de mercados e o compartilhamento de culturas.
As Grandes Navegações ocorreram sem o interesse de dominação territorial por parte da Europa, uma vez que os países europeus buscavam apenas o controle do comércio de especiarias.
A expansão marítima portuguesa exerceu pouca influência nas trocas culturais e na formação de novas identidades ao longo da história, visto que se limitou apenas ao comércio de mercadorias.
As Grandes Navegações tiveram como motivação a busca por novos mercados para a comercialização de especiarias, sem considerar interesses políticos e religiosos.