As infecções do trato respiratório superior, como sinusites, amigdalites e faringites, são bastante frequentes na população e, apesar de geralmente causarem apenas desconforto nos pacientes, podem levar a complicações mais sérias se não tratadas de modo adequado. Com relação à cultura de amostras do trato respiratório superior, marque a opção incorreta.
Escolha uma opção:
Para coletar a secreção da orofaringe, deve-se atentar para que não haja contaminação com saliva, já que esta contém uma microbiota bacteriana variada, que pode dificultar o isolamento do verdadeiro agente infeccioso.
Normalmente, as amostras do trato respiratório superior são examinadas por microscopia, após coloração de Gram, e inoculadas em meios de cultura específicos para a detecção de Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus.
Para a coleta de exsudato nasal, a coleta também pode ser feita por aspiração através de seringa esterilizada. Incorreto
Não é possível diferenciar Staphylococcus e Streptococcus apenas com a análise microscópica, sendo necessária a realização de testes complementares para essa finalidade.